Fundador do Buscapé dá dicas para atrair investidores

Redação por Redação
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De Gramado, Rio Grande do Sul (*)

As dores e delícias de ser um pioneiro: algo que Romero Rodrigues entende muito bem. Ele foi um dos fundadores do Buscapé com apenas 21 anos e hoje é um dos sócios da Headline, uma gestora de venture capital que captou R$ 990 milhões de reais para investimentos em startups.

Romero foi um dos palestrantes no Palco Startup da Gramado Summit 2024 e buscou responder à pergunta de ouro: o que faz o olho dos investidores brilhar? E a resposta não é uma receita de bolo.

Entendendo a dor do cliente

‘Não existe um framework ou uma academia que vai te dar a fórmula precisa do sucesso. Os gestores esquecem de algo muito importante, que é passar tempo com seus clientes e perceber a dor desses clientes’, explica

Romero exemplificou usando o caso do início do Airbnb, onde os fundadores disponibilizavam no site camas e sofás para aluguel em apartamentos de Nova York.

‘Ao visitar os locais, eles começaram a perceber: não deveríamos alugar os sofás, deveríamos alugar o apartamento inteiro. Ao perceber isso, eles fizeram o ajuste. É preciso fazer ajustes, não tem outra forma’, diz o investidor

Não renegar as big techs, mas não dependa apenas delas

Palavra do especialista: se a sua missão é atrair a atenção de investidores e de leads qualificados, não adianta renegar as big techs. 

‘Tem que investir no Meta sim. Tem que investir no TikTok, tem que fazer Google. Essas empresas estão onde estão por que se tornaram extremamente eficientes em criar um leilão no mercado’’

Porém, Romero reforça a preocupação de que essas empresas ficam com uma grande margem do lucro e não devem ser o único foco para captar clientes

‘Como está o seu NPS? Como está o seu Reclame Aqui? Quem são os promotores? Precisa de muita criatividade, muita guerrilha’, explica

Romero Rodrigues durante palestra no Gramado Summit 2024 (Foto: Alessandro Martins)

Qualificação do time

Durante a palestra, o empreendedor reforçou que a qualificação do time é algo essencial. Não entende de números? Contrate alguém que entenda. Estagiários custam menos? Especialistas custam mais, mas podem colocar sua empresa em outro patamar.

‘Esse tipo de investimento pode não te trazer um retorno financeiro imediato, mas vai dar muita tranquilidade para o investidor’, diz Romero

Teoria é apenas teoria

Se você não conhece o seu negócio, sua equipe e os seus clientes, a teoria não tem valor nenhum. 

‘Desculpe o meu francês, mas desconfie de toda e qualquer c*gação de regra. Se a gente aplicasse muito da teoria de hoje, o Buscapé não existiria. Isso aqui é o Brasil e, por aqui, não é assim que as coisas funcionam’, finalizou.

* O jornalista viajou a convite do Gramado Summit 2024

 

 




Fonte: Externa

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