Países Baixos inauguram maior centro de testes de transporte com tecnologia hyperloop

Redação por Redação
3 Leitura mínima

Os Países Baixos inauguram nesta quarta-feira (27) o maior túnel da Europa para cápsulas de transporte hyperloop, construído para testar esta tecnologia com o objetivo de que um dia seja possível viajar de Amesterdã a Barcelona em apenas algumas horas.

O centro europeu de hyperloop localizado nos Países Baixos é a única instalação no mundo que possui uma “mudança de via”, um tubo que se separa da pista principal para testar o que acontece quando uma cápsula muda de trajetória em alta velocidade.

Esta bifurcação é “necessária para criar uma rede”, com uma parte da infraestrutura que vai “para Paris, por exemplo, e outra, a Berlim”, explica à AFP o diretor do centro, Sascha Lamme, que projeta uma rede de 10 mil quilômetros de tubos hyperloop atravessando a Europa até 2050.

“Se você observar como as rodovias se desenvolveram ao longo do tempo, fica evidente que a evolução é exponencial quando a tecnologia está pronta. Criamos algo muito evoluído. Pode ir muito rápido, por isso deveria ser possível entrar em uma estação em Amesterdã e chegar a uma cidade como Barcelona em duas horas”, afirma Lamme. “É como voar, mas sem complicações”, acrescenta.

A empresa holandesa Hardt Hyperloop planeja realizar os primeiros testes com as cápsulas rápidas nas próximas semanas, e o centro está aberto a empresas que desenvolvam qualquer aspecto da tecnologia hyperloop.

Segundo o diretor de tecnologia e engenharia da companhia, Marinus Van der Meijs, esta tecnologia exige menos espaço, uma vez que “os tubos podem ser facilmente colocados no subsolo ou no alto”, e a sensação de aceleração não deve ser muito diferente da de um trem de alta velocidade. É também uma opção mais viável em termos do consumo de energia, muito menor do que outros meios de transporte, enfatiza o dirigente.

Contudo, os cientistas afirmam que os testes com passageiros ainda estão longe, sendo possíveis apenas em 2030, de acordo com Lemme.

Elon Musk apresentou a ideia de que um tubo hyperloop poderia conectar San Francisco a Los Angeles em cerca de 30 minutos, em comparação com o tempo de viagem atual de até seis horas de carro ou uma hora de avião.

Desde então, várias cidades em todo o mundo empreenderam projetos de pesquisa milionários, mas nenhuma linha operacional foi criada até o momento.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.