Tempo em frente às telas está associado a piora da dieta de adolescentes

Redação por Redação
2 Leitura mínima

Quanto maior o tempo em frente às telas (televisão, videogame ou celular ou tablets), pior a qualidade da dieta dos adolescentes, aponta um estudo brasileiro realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O uso excessivo de tela está associado ao maior risco de sobrepeso e obesidade, além de baixos níveis de atividade física, menor duração do sono e menor qualidade de vida. 

Segundo a pesquisa, 74,4% dos adolescentes avaliados apresentaram um uso excessivo de tela, o que significa que aproximadamente três em cada quatro ficam mais de duas horas por dia em frente às telas – o limite máximo recomendado para essa faixa etária pela Academia Americana de Pediatria. 

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram dados de 1,2 mil estudantes de 30 escolas públicas de Curitiba que tinham entre 10 e 19 anos. O tempo de tela foi coletado separadamente, considerando os três tipos de dispositivos: televisão, videogame e telas portáteis (computador, celular e tablet). Os alunos indicaram o número de vezes que usavam cada dispositivo e o tempo para que pudesse ser calculada a média semanal de uso de cada um. 

Depois disso, eles responderam a um questionário sobre seus hábitos alimentares e a frequência de consumo de vários itens, o que possibilitou classificar a qualidade da dieta como baixa, média ou alta. Os pesquisadores fizeram ajustes para diversas variáveis, como sexo e faixa etária, comportamentos relacionados à saúde (prática de exercício físico e índice de qualidade da dieta), renda do entorno escolar e, por fim, ambiente construído para a atividade física. 

+Leia também: Abuso de telas afeta a coluna dos jovens

Segundo a nutricionista Gabriela Mieko, da equipe da especialista do Einstein, o aumento do tempo de tela ainda expõe os jovens à publicidade de alimentos ultraprocessados – há propagandas desses produtos nas redes sociais e em outros locais online. 

*Este conteúdo foi adaptado da Agência Einstein 

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.