Vacina da dengue: público-alvo é ampliado para doses perto do vencimento

Redação por Redação
2 Leitura mínima

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses da Qdenga com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos – mas, preferencialmente, em crianças e adolescente de 6 a 16 anos.

“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue […], representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, eles poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre 4 a 59 anos […]”, escreveu a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (18).

+Leia também: Sim, é possível pegar dengue e gripe ao mesmo tempo!

Ela destacou que a modificação da estratégia é temporária, em razão da data de vencimento das vacinas. Mas quem se vacinar nesse cenário, terá sua segunda dose garantida.

“Lembrando que cada município está em uma situação diferente com relação ao estoque, então é importante verificar junto ao município a faixa etária liberada. Neste momento é de extrema importância levar as crianças para a atualização da caderneta vacinal, para protegê-las e reduzir os riscos de dengue”, acrescentou.

*Este conteúdo foi escrito pela Agência Brasil.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.