Vacina da dengue: veja quais Estados têm doses para vencer e vão ampliar público-alvo

Redação por Redação
3 Leitura mínima

O Ministério da Saúde (MS) emitiu uma recomendação nesta quarta-feira, 17, para que Estados e municípios ampliem o grupo-alvo para a vacina contra a dengue caso tenham doses que vencem no dia 30 de abril. Atualmente, a vacina é destinada ao público de 10 a 14 anos de algumas localidades, porém, a pasta sugere que, se houver risco de perda das doses, as autoridades de saúde podem administrá-las em pessoas de 6 a 16 anos.

Segundo a nota técnica, caso a ampliação ainda não seja suficiente para dar conta do estoque de vacinas a vencer, os municípios poderão vacinar pessoas de 4 a 59 anos. Essa faixa etária está prevista na bula da vacina da dengue.

Faixa etária poderá estender até os 59 anos, dependendo da quantidade de doses próximas ao vencimento Foto: Wilton Junior

De acordo com informações do MS, pelo menos dez Estados brasileiros têm doses com data de validade até 30 de abril e estão planejando o remanejamento dessas doses. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Embora o Ministério da Saúde não tenha fornecido detalhes sobre a quantidade de doses disponíveis nesses locais, foram divulgadas as novas faixas etárias que poderão receber o imunizante em algumas dessas unidades da federação:

  • Amazonas: 10-59
  • Bahia: 6 a 16
  • Distrito Federal: 6 a 16
  • Goiás: 4 a 59
  • Maranhão: 6 a 16
  • Paraíba: 6 a 16
  • Rio Grande do Norte: 6 a 16
  • São Paulo: 6 a 16

São Paulo

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, a região está adotando a recomendação do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação, começando pelo grupo etário de 6 a 16 anos nos municípios que possuem doses com validade até 30 de abril. Dependendo da quantidade de doses disponíveis, a estratégia poderá ser estendida para incluir indivíduos de 4 a 59 anos. O CVE não forneceu informações detalhadas sobre a situação em cada município paulista.

Com relação à capital paulista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo afirmou que, até o momento da resposta, a cidade possuía apenas 720 doses próximas ao vencimento. A expectativa é de que sejam administradas antes do dia 30 de abril. “Por esse motivo, a capital permanecerá com os mesmos grupos elegíveis para aplicação da vacina contra a dengue, que são crianças de 10 a 14 anos, que residem ou estudam na cidade”, afirmou a SMS em nota.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.